Sou um afixionado por brinquedos com movimentos. Um de meus passatempos favoritos é criar novas soluções para introduzir movimentos nos brinquedos que construo. Foi assim que me interessei pelos brinquedos tradicionais japoneses, os Karakuri. Os Karakuri são brinquedos tradicionais japoneses que datam do seculo 17. Feitos de madeira possuem intrincados mecanismos a partir de cordas retorcidas, roldanas e fios que movimentam os personagens em cima das caixas. O que mais me fascina neles são os complexos movimentos aliados a situações e personagens que fazem parte da cultura japonesa, como o fantástico arqueiro que está no vídeo deste artigo. O arqueiro boneco realiza o mesmo ritual composto pelos gestos de mãos, cabeça, olhar, postura similares a um arqueiro real. Acreditem, parece de verdade! No Japão, os brinquedos infantis também são simbolos das história e costumes do país. Karakuri é de grande influência na cultura japonesa até hoje, justamente pela mistura da tradição, da filosofia espiritual e da tecnologia.
"Durante o fechamento do país para o mundo, no período Edo (1603-1868), quando o Japão desenvolveu uma cultura própria, as bonecas eram vistas como amuleto para afastar pragas de plantações ou garantir um bom parto. Foi então que surgiram as karakuri, bonecas que tocavam instrumentos e dançavam através de um sistema simples de cordas retorcidas, roldanas e fios". (www.animepro.com)
Karakuri são marionetes mecanizadas. A palavra "karakuri" significa um"dispositivo mecânico para provoques, truque, ou ter uma pessoa de surpresa" . Implica elemento de magia, ou mistério. Em ningyō japonês é escrito com as duas personagens distintas, ou seja, pessoa e forma. Pode ser traduzido como fantoche, mas também pelo boneco ou efígie. Elas influenciaram o teatro Noh, o Kabuki e o Bunraku .
Encontramos diversos Karakuris com seus personagens se envolvendo em diversas situações como um passaro alimentando seus filhotes, um aviador se preparando para voar, um robô em movimento, dois macacos lutadores, um arqueiro atirando flexas...
Vale a pena conhecer. Um abraço!
Karakuris By Keisuke Saka
Fontes:
Wikepédia
www.coochicoos.com/toys/paper_toy_karakuri_models_by_k.htm
http://www.bemlegaus.com
UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança
VISITE TAMBÉM NOSSAS POSTAGENS MAIS ACESSADAS
- brincadeiras infantis na Arte de Ivan Cruz
- Grupo Encantar e espetáculo Parangolé
- Avaliação na Educação Infantil: um encontro com Francesco Tonucci
- Lixo que vira arte ensina a construir robôes
- Brincando em Imperatriz do Maranhão
- museu virtual brinquedos populares: boca de sapo
- o lugar das crianças nas sociedades indigenas
- Estudos da infancia e seus pesquisadores: Willian Corsaro
- Jens Qvortrup no Brasil
- divulgando produções sobre a infancia indigena
- museu virtual dos brinquedos populares
- Avaliação na Educação Infantil: um encontro com Francesco Tonucci
- Jean Lave na UFMG
- Museu virtual dos brinquedos populares: barcos
- voces conhecem a Reggio Children?
- brincantes do Brasil: Chico dos Bonecos
- O livro da vida das crianças minha primeira experiencia como etnógrafo
- MUSEU VIRTUAL DOS BRINQUEDOS POPULARES
FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS
OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira
Faz assim!
Despedida/ Samba mais eu
territorio do brincar
MUSICAS E APOSTILA DA OFICINA BRINCANTE
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário