UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte

Em Belo horizonte vamos encontrar um Museu muito interessante. Trata-se do Museu dos Brinquedos. Sua coleção é de aproximadamente 6 mil brinquedos e pertenciam a Luisa Azevedo Meyer. Durante sua vida ela reuniu brinquedos de vários lugares do Brasil e do mundo.

Segundo o próprio Museu sua missão é "conhecer, preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil, fazendo-o de um instrumento de construção de identidades coletivas e de requalificação das experiências culturais, educativas e cidadãs da criança e do adulto".


Lá vamos encontrar uma infinidade de brinquedos que encantaram muitas gerações desde as antigas e belas bonecas de porcelana, passando por carrinhos, aviões, autoramas, o Lego e muito mais. O museu funciona numa antiga casa tombada pelo patrimônio. A concepção do seu espaço convida adultos e crianças a interagirem com os objetos de forma lúdica aproximando-se muito do universo doméstico, como numa das salas em que os brinquedos ficam guardados em gavetas de um enorme armário (como aqueles da casa da avó que as crianças adoram mexer). Em outra parede, um mapa mundi indentifica os lugares do mundo de origem dos brinquedos daquela sala.
Junto com a exposição o museu oferece oficinas de construção de brinquedos e brincadeiras.

O museu funciona de segunda a sábado. Recebe escolas desde que agendado previamente. No momento seus organizadores pretendem disponibilizar maiores informações do seu acervo em seu proprio site. Vale a pena conferir.

Endereço: Avenida Afonso Pena 2564 bairro Funcionários. Belo Horizonte, Minas Gerais.
Telefone: (031) 3261-3992
www.museudosbrinquedos.org.br

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil