UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

domingo, 18 de dezembro de 2011

Série Os museus e as crianças: Museu de los Niños de Buenos Aires





Olá,
Nesta postagem, iniciamos uma série que tratará da apresentação de museus pelo mundo que buscam uma forma mais interativa entre o publico e as obras, muitos deles tendo as próprias crianças como publico potencial. Este é o caso do Museu de los niños de Buenos Aires.

O que mais me chamou a atenção ao visitar este museu foi a forma intensa como as crianças e os adultos (neste caso seus pais) interagiam com os espaços: de supermercados a hospitais, estúdio de televisão e rádio, rede de tratamento da água, parlamento e tantos outros. O Museu possui várias empresas parceiras dentre elas a Nextell, a Coca-cola, o jornal Clarin.


Num mundo em que adultos e crianças encontram-se separados, onde a criança apreende apenas algumas de suas dimensões (a agua que chega através da torneira, o leite de caixinha, as imagens da TV) o museu apresenta a possibilidade das crianças conhecerem e viverem a cidade sob outros pontos de vista.


Ficou muito forte pra mim o quanto este projeto considera que a aprendizagem se dá através da participação na realização das atividades, do viver a experiencia através do encontro entre gerações e do jogo.

Veja abaixo o texto de apresentação do Museu.

"O Museu de los niños de Abasto é um museu interativo que recria um espaço da cidade onde as crianças podem fingir ser um pedreiro, médico, fotógrafo, capitão, marinheiro, bancário, cozinheiro, locutor, jornalista, enfermeira, atriz, mãe e pai , e muito mais!



O museu oferece um espaço rico, alternativa que integra reunião jogo, movimento, percepção, compreensão e expressão, estimulando a curiosidade, o interesse no conhecimento e na imaginação de uma transformação de perspectiva.
Com base na Declaração dos Direitos da Criança, é projetado para encorajar cada criança a desenvolver seu próprio potencial, "aprender fazendo" e "brincar e se divertir aprendendo" são para nós conceitos fundamentais.



O museu é dedicado a crianças até aos 12 anos, suas famílias, educadores, e através de toda a comunidade. E para as crianças até 3 anos, existem dois quartos especialmente concebidos para estimular a sua actividade.



Ele também tem uma sala de exposições e um auditório onde são realizados shows, exibições de filmes, palestras, apresentações de livros e eventos diversos.

Visitas escolares: Museu das Crianças recebe anualmente um grande número de escolas e jardins da Capital Federal, Buenos Aires e em todo o país.

Você se encontra no Museu: é uma alternativa para festas de aniversário, curtindo momentos maravilhosos com amigos no Museu da Criança.



Museu das Crianças é uma fundação sem fins lucrativos. Abriu em 20 de abril de 1999, na cidade de Buenos Aires. Em 18 de outubro de 2006 foi inaugurado o Museu da Criança Alto Rosario, localizada no Alto de compras Rosario".

Mais informações: info@museoabasto.org.ar

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil