UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontro de Brincantes, o que rolou...

Ontem domingo aconteceu na Lagoa do Nado o 3o Encontro de Brincantes. Compareceram muitos dos profissionais que atuam há anos na Cidade: Wellison Viola e sua companheira Elaine, Eliane, Luis Trópia, JR, Silvania, Marlene e eu. A conversa girou em torno das possíveis ações conjuntas que o grupo poderia realizar enquanto tal. Como muitos dos profissionais atuam há anos junto a projetos e oficinas na secretaria (hoje Fundação) de cultura, fez parte da conversa a retrospectiva histórica das ações que aconteceram no municipio pelo menos nos últimos 15 anos, desde a criação do Centro de Referência da Cultura da Criança, passando pelas atividades junto aos centros culturais, pelas Arenas da Cultura até os dias atuais. O movimento de organização de um grupo de brincantes não é novidade e sofreu movimentos e fluxos e refluxos ao longo destes anos pois foram relatadas varias ações de organização e desmantelamento do grupo.
A primeira motivação para encontro dos brincantes foi a troca de experiências. Na sala cada brincante trouxe um pouco dos seus brinquedos e muitas trocas aconteceram. Na roda de conversa, outros assuntos também foram apresentados como a possibilidade de formalização do grupo e de apresentar um projeto junto a Secretaria Estadual de Cultura, como pesquisas de jogos e brincadeiras junto a grupos culturais do estado. Apresentei a proposta de construção de museu dos brinquedos populares. As ações mais imediatas dos componentes do grupo dizem respeito ao encaminhamento de projeto para Edital da Fundação Municipal de Cultura para realização de cursos e oficinas.
Na minha avaliação o grupo reuniu profissionais da cidade com muita experiência na área e as chances qualquer trabalho produzido por ele ter sucesso e visibilidade são muito grandes.
O próximo encontro está marcado para dia 10 de julho.

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil