siga o homoludens por email

UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

domingo, 26 de junho de 2011

CIESPI E PUC-RIO LANÇAM BASE DE DADOS SOBRE PRIMEIRA INFÂNCIA

bY Adriana Hoffman, rede Cultura da Infância.
Base de Dados Infância e Juventude em Números – Série Primeira Infância

O CIESPI, em convênio com a PUC - Rio, lança a base de indicadores sobre a primeira infância no período de 1999 a 2009.

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento humano. Crianças que têm a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais em boas experiências pré-escolares apresentam, por exemplo, maior facilidade no curso de sua educação escolar posterior. Apesar deste dado, estima-se que 45% das crianças de 0 a 6 anos no Brasil vivem em famílias abaixo da linha da pobreza e têm seu direito ao desenvolvimento integral prejudicado pelas condições precárias de vida.

Pensando na necessidade de se priorizar a primeira infância para construir cidadãos que vivem em igualdade de oportunidades, o CIESPI/PUC-Rio apresenta a atualização da Base de Dados Infância e Juventude em Números. A proposta é subsidiar tanto atores do Sistema de Garantia de Direitos, quanto do poder público e da sociedade civil a concretizar mudanças para este grupo. A base é composta a partir de tabelas e gráficos com informações sobre a primeira infância no país no período de 1999 a 2009. Os gráficos apresentam comentários sobre tópicos como situação de pobreza, condições de saneamento e moradia, frequência escolar, entre outros.



Acesse a Base de Dados pelo site:

www.ciespi.org.br

CIESPI
Compromisso com as infâncias do mundo

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil