UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Video do mês: racismo, auto estima e crianças negras

assista ao video clicando no título:



Eliza Kenneth Clark (1914/2005) e Mamie Phipps Clark (1917/1983) foram psicólogos afro-americanos e ativistas do Movimento dos Direitos Civis. Eles fundaram o Centro de Desenvolvimento Infantil Northside no Harlem, conhecido bairro de Nova York. Ficaram bastante conhecidos pelos experimentos realizados em 1940 utilizando bonecas para estudar as atitudes das crianças sobre a raça.

O teste consistia em exibir quatro bonecas para as crianças – duas eram negras e duas eram brancas -, e requeria-se que as mesmas atribuíssem às bonecas determinadas características: bonita, boa e má. Tanto em 1939, como depois em 1950 - quando Clark refez o experimento -, uma maioria esmagadora de crianças, tanto negras quanto brancas, atribuiu às características de boa e bonita às bonecas brancas e definiram como má às bonecas negras.

Consultado pelo governo norte-americano com relação a segregação entre crianaçs negras e brancas que existia nas escolas da época assim ele concluía: "para separá-los de outros da mesma idade e qualificações unicamente por causa da sua raça gera um sentimento de inferioridade quanto ao seu status na comunidade que possam afetar seus corações e mentes de uma maneira pouco provável de ser desfeita ".

Desde então o teste tem sido refeito mas os resultados continuam se repetindo. O teste foi refeito pela cineasta Kiri Davis apresentado no video ‘A Girl Like Me’ (2005). No Brasil também foram realizados testes semelhantes.



Video A girl like me: http://www.youtube.com/watch?v=q7wbm98i8r0
fontes:

Wikipedia

foto: http://abagond.wordpress.com/2009/05/29/the-clark-doll-experiment/

http://www.destaquenegro.com.br/artigosacadamicos.html

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil