UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

segunda-feira, 1 de março de 2010

palestra e lançamento de livro sobre construção de brinquedos para a infancia


By Oprocê, Instituto cultural Aletria, 22 fevereiro 2010

Em Belo Horizonte: Estão abertas as inscrições para a palestra “A importância da construção de brinquedos na educação e na infância”, com o artista plástico e escritor Adelson Murta, o Adelsin. A palestra acontece no dia 17 de março, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Logo após o evento haverá o lançamento da “Coleção Cuidar Bem”, que apresenta brincadeiras próprias da cultura das crianças brasileiras acompanhadas por reflexões sobre a infância e o mundo atual. O evento é gratuito e poderão participar educadores, brincantes, contadores de histórias, arte terapeutas, pais e todas as pessoas interessadas em literatura e arte-educação.


Adelson Murta, o Adelsin, nasceu em 1960, em Belo Horizonte. Formado em Artes Plásticas pela UFMG, desenvolve trabalhos de observação e valorização da cultura da criança. Fez parte da Casa das 5 Pedrinhas, onde desenvolveu, em parceria com a professora Lydia Hortélio, cursos, oficinas, palestras e exposições sobre o brincar em diversos Estados do Brasil e nas cidades de Kassel, Furt e Nuremberg, na Alemanha. Entre 1986 e 2003, viajou pelo interior de Minas Gerais e da Bahia, pesquisando, ensinando e aprendendo brinquedos artesanais da tradição popular. Trabalhou com crianças em escolas formais, alternativas, rurais, especiais, e ainda com meninos de rua em Belo Horizonte e Salvador. É autor do livro Barangandão Arco-Íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas.


Informações e inscrições pelos telefones 2517-3010 e 2517-3014.

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil