UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nossa participação no II GRUPECI- Rio de Janeiro




Olá,


no inicio do mes de setembro participamos (eu,Levindo, Adriana, Vanessa, Luciano e Zé Alfredo) do II GRUPECI, 2o seminario de grupos de pesquisa sobre a infância. Aconteceu no campus da UERJ, no Rio de Janeiro (8, 9 e 10 de setembro). O encontro foi muito movimentado e reuniu grupos de pesquisa de todo o Brasil. Pesquisadoras conhecidas e que influenciaram a formação de muitos educadores estiveram presentes ou pelo menos seus grupos: Sonia Kramer, Solange Jobim, Anete Abramovich, Tizuko Kishimoto....
Em nossa sessão pudemos conhecer a produção de grupos como o coordenado por Clarice Cohn (laboratório de Estudos e Pesquisas da Criança, da UFSCAR) e o de Rita Ribes (Infância, Midia e Educação, da UERJ).




Assistimos também a apresentação do grupo de pesquisa coordenado por Angela Borba, o NUMPEC.

Muitas questões metodologicas das pesquisas com crianças foram abordadas no encontro:
o retorno das pesquisas para as crianças; o uso do desenho nas pesquisas; homens pesquisando infancia; estratégias de entrada no campo; questões éticas da pesquisa com crianças.





Depois do Encontro a conversa continuou e numa apresentação de Clarice Cohn aqui na UFMG, ontem debatemos sobre o risco da pesquisas sobre a infancia se isolarem dos demais campos do conhecimento, criando mais um universal de estudos (infancia) separando criança de adultos e perdendo força.

um abraço,

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil