No inicio do mês passei dois dias na Escola Municipal de Educação Infantil Belém em Contagem no encontro de formação na área de jogos e brincadeiras infantis. Atrás da escola encontra-se uma enorme mata. já o prédio é bem pequeno, funciona numa casa adaptada. São 8 turmas de crianças de 2 a 5 anos.Uma dinâmica que tenho adotado nestes encontros é primeiro fazer um primeiro momento junto com professoras e crianças juntas. brincamos de muitas co
isas: camaleão, periquito maracanã, tá-tararátaxim, vendedor de abóbora, Mélice... Poder conhecer as crianças como são, como participam das brincadeiras acaba sendo um aprendizado pra todos, inclusive pra mim. Observo também como as professoras participam das brincadeiras se brincam ou ficam apenas observando e corrigindo os pequenos, se auxiliam e incentivam as crianças a brincarem. Este primeiro momento vai alimentar a conversa que terei logo em seguida apenas eu e as professoras . A gente conversa sobre a prática de brincar com as crianças. A conversa vai desde relembrar as brincadeiras realizadas, qual foi a participação das crianças ao brincarem, suas contribuições e neste sentido também todas as situações inesperadas que surgem a partir daí quando damos esta abertura considerando-as como co-participantes das brincadeiras, momento em que aprendem mas também nos ensinam muitas coisas. a conversa busca responder a uma questão: como podemos gaBom, as professoras ao final avaliaram como positivo o encontro, foi dinâmico e pudemos de fato conversar sobre aquilo que traria contribuições para suas práticas
um abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário