UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança
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- MUSEU VIRTUAL DOS BRINQUEDOS POPULARES
FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS
OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira
Faz assim!
Despedida/ Samba mais eu
territorio do brincar
MUSICAS E APOSTILA DA OFICINA BRINCANTE
sábado, 29 de setembro de 2012
Videos produzidos por adolescentes retratam infância de diferentes grupos culturais
FONTE: Portal Cultura da Infancia.
Depois de rodar pelo Mato Grosso do Sul por seis meses,o projeto Memórias do Futuro - Olhares da Infância Brasileira, já produziu cerca de 70 vídeos. As produções foram feitas por adolescentes de várias comunidades, entre indígena, quilombola, ribeirinha e pontos de cultura de Campo Grande.
Os adolescentes aprenderam sobre Cultura da Criança e tiveram formação em audiovisual. Em seguida, receberam celulares de alta definição e voltaram para suas comunidades para registrar a infância.
O resultado você confere no portal www.memoriasdofuturo.com.br que reúne produções audiovisuais, registros fotográficos, além de artigos e notícias sobre a infância.
Vale a pena conferir.
sábado, 8 de setembro de 2012
O espaço na Educação Infantil: oficina de construção de maketes
Olá, esta oficina aconteceu com os estudantes do curso de Pedagogia UFMG na disciplina Didática da Educação Infantil, junho de 2012.
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
construindo brinquedos e as novas versões da boca de sapo
Semana passada estive com professores de Educação Infantil de Belo Horizonte e das creches da rede conveniada. Tratava-se do encontro regionalizado promovido pela Regional Nordeste. Aproximadamente 240 professoras participaram do encontro ao longo da semana. Durante o momento da construção de brinquedo registrei duas formas reinventadas do brinquedo boca de sapo. Uma se assemelhava mais a um mostro e a segunda a um jacaré
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
BLOG DE ESTUDANTES DA UFMG INVESTIGA AS ESCOLAS DA REGGIO EMILIA
Alô,
estou divulgando um blog feito por minhas alunas do curso de Pedagogia da UFMG que durante a disciplina de Didática reuniram um material super interessante sobre a REGGIO EMILIA. Vale a pena dar uma olhada, o blog se chama viva a educação, o endereço é:
http://vivaeducacao.webnode.com/
abraços, Rogerio
PS: desculpem meninas eu estou procurando seus nomes no blog para fazer os justos agradecimentos.
domingo, 2 de setembro de 2012
NOVIDADES NO BLOG
Olás, hoje fiquei olhando o que já postei nestes quase 3 anos de blog. Putz, foram mais de 260 postagens! Pensando em tornar mais acessível as informações já postadas, colocamos algumas novidades no blog hoje:
Temos agora um destaque para "o Museu Virtual dos brinquedos populares". As postagens que tratam do assunto tem sido muito acessadas pelo pessoal. A ideia agora é postar periodicamente, videos e fotos de brinquedos, ensinando inclusive como construí-los.
os videos que postamos desde o inicio do blog vão também receber um destaque especial postados no Link: VIDEOS SOBRE A INFANCIA.
Estamos também revitalizando dois de nossos links, o que sugere textos que tratam de pesquisas sobre a infancia e outro que trata da infancia na net. Vale a pena dar uma olhada.
Por fim visitando os blogs e verificando o numero de acessos resolvemos apresentar um destaque das mais acessadas postagens do blog. Elas estão logo no inicio do blog.
Quero deixar o blog mais leve mas com muitos links para quem quiser fazer uso do material disponível. Na pagina inicial ficam apenas as novidades do mes, depois as postagens vão para algum lugar do blog para serem consultadas.
Estejam a vontade para cometar sobre as mudanças.
um abraço Rogerio
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Livro de brincadeiras e jogos tipicos do Brasil para baixar em PDF
Olá,
minha colega Monica Correia me presenteou com o envio de um livro sobre jogos e brincadeiras produzido por Geraldo Almeida. Assim escreveu o autor em sua apresentação:
"Este material foi recolhido durante minhas andanças pelo Brasil afora.
Foram sugestões de professores que estão atuando em educação
básica. Tratei cada jogo com os conhecimentos que tenho em
psicomotricidade, lúdico e educação a fim de dar uma unicidade a
eles. Fiz o que pude para colocar a disposição um material mais
organizado, mais didático e sobretudo, mais prático para aqueles que
atuam com educação básica. Tomara que ele possa encontrar as
crianças, razão maior deste material."
Alguns dados sobre o curriculo do autor:
O professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida:
- Atualmente é Presidente do Conselho Editorial da PRÓ-INFANTI EDITORA e professor da UFPR: Universidade Federal do Paraná.
- Foi professor de educação infantil, das séries iniciais e do ensino médio.
- Foi colunista do jornal O Estado do Paraná, semanalmente, na coluna O Paraná Educa.
- É palestrante em todo o Brasil.
- Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e Diretor do Instituto Educa Brasil.
- Formado em educação pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Teoria Literária pela UFSC: Universidade Federal de Santa Catarina.
para baixar o livro clique aqui:
http://geraldoalmeida.com.br/livros/brincadeiras_e_jogos.pdf
voce vai cair na pagina do autor:
boas leituras,
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
oficina de brincadeiras no TEIAS FAE UFMG musica e letras
Olás,
um aviso para quem realizou a oficina no dia 02 de agosto na Faculdade de Educação UFMG. As letras e musicas da oficina do Teia encontram-se neste blog na parte em que estão os Textos.
abrço Rogerio
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Seminário Internacional Vozes que Transformam: Infância, um fio de esperança permanente
Divulgação: Doca, Nora Ney.
A REDSOLARE Brasil promove o Seminário Internacional de Educação Infantil – Vozes que transformam: Infância, Um Fio de Esperança Permanente, nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte – em parceria com a Escola Balão Vermelho.
O encontro fomentara o diálogo sobre como as práticas educativas podem traduzir os princípios, crenças e valores difundidos por Loris Malaguzzi ao procurar dar visibilidade à imagem da criança competente e criativa, incitando a Pedagogia da Escuta, o valor das relações estabelecidas e a parceria com as famílias. Nesta ocasião pesquisadores, estudiosos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares infantis e demais educadores e interessados terão a oportunidade de aprofundar ideias sobre “A cultura da Infância e a Educação nas Escolas da Reggio Emilia”.
O evento terá a participação de Bruna Elena Giacopini e Elena Chierici de Reggio Emilia, educadoras das Escolas Municipais de Reggio Emilia - Itália e Marilia Dourado, pedagoga, representante da RedSOLARE Brasil.
Serão apresentados relatos de experiência de educadores de diferentes estados brasileiros, em uma linguagem simples, porém instigante, em torno de práticas educativas de qualidade em diálogo com a experiência da Reggio Emília, para atender as crianças na 1ª infância. Neste encontro os interessados encontrarão um rico apoio para o debate, a reflexão e consequentemente para o aperfeiçoamento da sua prática.
Anexo segue duas entrevistas, realizada com Bruna Elena Giacopini pela revista Nova Escola.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-crianca-individuo-422938.shtml
Entrevista realizada com Bruna Elena Giacopini e Lanfranco Bassi pela Revista Criança do professor de educação infantil.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/revista43.pdf
Aguardamos com expectativa sua participação.
Informações Gerais:
Data do evento: 17 e 18 de agosto de 2012 – Belo Horizonte
Local: Universidade FUMEC/FCH – Belo Horizonte
Endereço: Centro Cultural Phoenix/FCH
Rua Cobre, 200, Cruzeiro - Belo Horizonte/MG
Valor:
À Vista: R$ 330,00
Parcelado: R$ 370,00, sendo 1º pag. cheque ou deposito R$ 185,00, 2º pag. cheque via correio carta registrada R$ 185,00 até dia 09/08/2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Seleção para o Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Docência na Educação Infantil
No período de 28 de maio a 22 de junho (exceto sábados, domingos e feriados), estarão abertas as inscrições para preenchimento de 40 vagas para o curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Poderão concorrer a vaga: Professores, Coordenadores, Diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de Educação Infantil dos sistemas públicos de ensino que tenham concluído o curso de Pedagogia ou Normal Superior e que estejam atuando há pelo menos três anos na área de Educação Infantil.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6222 ou 3409-5323, pelo site www.fae.ufmg.br/nepei ou por e-mail: docei@fae.ufmg.br
segunda-feira, 14 de maio de 2012
CALENDARIO DE ENCONTROS E CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PESQUISA INFANCIA
Abaixo voce vai encontrar alguns encontros de pesquisa internacionais em que tratam da infância.
cortesia: Levindo Diniz.
1- Visions and Voices of Childhood: A Graduate Student Conference Department of Childhood Studies Rutgers University- LOCAL: Camden
DATA: 21-22 Maio, 2012 Camden, NJ campus
2-ESA Research Network 4. Sociology of Children and Childhood Mid-term Symposium Theorising Childhood
LOCAL: University of Jyväskylä, Finland
DATA: 18-20 Junho, 2012
3- International Conference: A Child's World - Working Together for a Better Future
LOCAL: Aberystwyth University, Aberystwyth, Wales, UK
DATA: 27-29 Junho, 2012
4- VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações
LOCAL : Universidade do Porto – Faculdade de Letras e FPCE
DATA: 20-23 Junho, 2012
5- ISA Eleventh International Laboratory for Ph.D. Students in Sociology
LOCAL: Taipei, Taiwan
DATA: Junho, 2012
6- International Conference: A Child's World - Working Together for a Better Future
LOCAL: Aberystwyth University, Penglais Campus, Aberystwyth, Wales, UK
DATA: 27-29 Junho, 2012
7- 8th Global Conference Creative Engagements: Thinking with Children
LOCAL: Mansfield College, Oxford, United Kingdom
DATA: 29 de Junho a 1 de Julho, 2012
8- 2nd Global Conference, The Child: A Persons Project
LOCAL: Mansfield College, Oxford, United Kingdom
DATA: 7-9 Julho, 2012
9- Second ISA Forum of Sociology Social Justice and Democratization Research Committee on Sociology of Childhood, RC53 Children´s voices, wellbeing and social justice
LOCAL: Buenos Aires, Argentina
DATA: 1-4 Agosto, 2012.
10- 2nd International Conference of the International Childhood and Youth Research Network titled “Children, Young People and Adults: Extending the Conversation”.
LOCAL:University of Central Lancashire
DATA: 5-7 Setembro, 2012
11- Twenty-first Century Childhood and Youth: Interdisciplinary Debates and Challenges
LOCAL: Anglia Ruskin University
DATA: 13-14 Setembro, 2012
12- European Conference on Educational Research (ECER 2012) New Methodological Approaches to Research on Education, Childhood and Youth: methodological advances, choices and dilemmas.
LOCAL: Cádiz, Spain
DATA: 17 – 21 Septembro, 2012
13- Inter-Congress of International Union of Anthropological and Ethnological Sciences “Children and Youth in a Changing World”
LOCAL:Kiit University
Bhubaneswa, Odisha,
India
DATA: 26-30 Novembro 2012
28 o. SIMPOSIO MUNDIAL DA OMEP
De 18 a 21 de julho de 2012, em Campo Grande - MS - Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) sobre o tema "Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo", acontecerá o 28º Simpósio mundial Organização Mundial Educação Pre-escolar OMEP.
Contatos:
email: simposiomundial@omep2012.org.br
Telefone: + 55 67 3045-3674
Fax: + 55 67 3305-2227
Site:
www.omep2012.org.br
quarta-feira, 18 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Lixo que vira arte apresenta um novo brinquedo
Olás,
No blog de Joba Tridente, voce encontra nesta semana um novo brinquedo: um cachorro articulado que movimenta a cabeça e o rabo. Veja foto:
Para saber mais clique em http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/
abraço,
CARTA DO NEPEI EM APOIO AS EDUCADORAS PBH
APOIO AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELO HORIZONTE
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI e demais professores da Faculdade de Educação da UFMG vêm a público manifestar seu apoio às(aos) professoras(es) que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte, em greve desde o dia 14 de março de 2012. A luta dessas(es) profissionais da educação pela unificação das carreiras de magistério é uma luta por reconhecimento profissional e deve, no nosso entendimento, ser apreendida como parte do processo de reconhecimento social da importância da educação das crianças de 0 a 6 anos, direito reconhecido desde a Constituição Federal de 1988.
A Prefeitura de Belo Horizonte, ao iniciar o processo de ampliação do atendimento público em Educação Infantil na cidade optou pela criação de um cargo paralelo à carreira do professor municipal. Já naquele momento, chamamos a atenção para a inadequação dessa medida, uma vez que nossa legislação reconhece a Educação Infantil como Primeira Etapa da Educação Básica e define, sem sombra de dúvida, que o profissional responsável pela docência nesse nível de ensino, é o professor, para o qual determina a mesma formação exigida para o professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Com a criação do cargo de educador infantil, com salários, carreira e benefícios inferiores aos dos professores municipais, a PBH fere o princípio da isonomia, além de indicar, a despeito das propagandas nas quais a Educação Infantil é anunciada como prioridade no município, que essa etapa não recebe, do poder público municipal, o mesmo reconhecimento que ele atribui ao Ensino Fundamental.
O trabalho do professor que atua com crianças nos primeiros anos de vida – o que vale para a docência em outros níveis também – dedicando-se à formação humana, fundamentada em conhecimentos científicos e habilidades construídas ao longo de processos de formação e da prática profissional, reveste-se de grande complexidade. Não se justifica, assim, a adoção de carreira desvalorizada em comparação com aquela que se refere aos professores do Ensino Fundamental.
A valorização dos professores, um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade, está seriamente negligenciada pela política educacional municipal. A mudança da denominação Educador Infantil para Professor de Educação Infantil, e não a unificação da carreira de Professor Municipal, constitui-se em flagrante desrespeito aos direitos dos professores e das crianças, uma vez que as consequências da total ausência de valorização e reconhecimento profissional repercutem diretamente na qualidade da educação ofertada a elas. Para mencionar apenas um exemplo de consequências desse tipo de medida, destaca-se a tendência à alta rotatividade de professores. Ainda que esses profissionais se identifiquem com essa etapa da educação, são levados a atuarem em outras funções que lhes confiram um maior reconhecimento social e econômico. Essa situação desfavorece o fortalecimento de uma cultura profissional e a consolidação de projetos pedagógicos consistentes para essa faixa etária.
O direito dos professores ao respeito, à dignidade e ao reconhecimento da importância de seu trabalho, do ponto de vista simbólico e material, são fatores que repercutem positivamente no desenvolvimento de projetos pedagógicos de qualidade. É isto que desejam e a que tem direito a população de Belo Horizonte, especialmente as crianças de 0 a 6 anos de idade.
Diante do exposto, solicitamos aos órgãos competentes, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que tomem as devidas providências para fazer valer esse direito,
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI e demais professores da Faculdade de Educação da UFMG vêm a público manifestar seu apoio às(aos) professoras(es) que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte, em greve desde o dia 14 de março de 2012. A luta dessas(es) profissionais da educação pela unificação das carreiras de magistério é uma luta por reconhecimento profissional e deve, no nosso entendimento, ser apreendida como parte do processo de reconhecimento social da importância da educação das crianças de 0 a 6 anos, direito reconhecido desde a Constituição Federal de 1988.
A Prefeitura de Belo Horizonte, ao iniciar o processo de ampliação do atendimento público em Educação Infantil na cidade optou pela criação de um cargo paralelo à carreira do professor municipal. Já naquele momento, chamamos a atenção para a inadequação dessa medida, uma vez que nossa legislação reconhece a Educação Infantil como Primeira Etapa da Educação Básica e define, sem sombra de dúvida, que o profissional responsável pela docência nesse nível de ensino, é o professor, para o qual determina a mesma formação exigida para o professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Com a criação do cargo de educador infantil, com salários, carreira e benefícios inferiores aos dos professores municipais, a PBH fere o princípio da isonomia, além de indicar, a despeito das propagandas nas quais a Educação Infantil é anunciada como prioridade no município, que essa etapa não recebe, do poder público municipal, o mesmo reconhecimento que ele atribui ao Ensino Fundamental.
O trabalho do professor que atua com crianças nos primeiros anos de vida – o que vale para a docência em outros níveis também – dedicando-se à formação humana, fundamentada em conhecimentos científicos e habilidades construídas ao longo de processos de formação e da prática profissional, reveste-se de grande complexidade. Não se justifica, assim, a adoção de carreira desvalorizada em comparação com aquela que se refere aos professores do Ensino Fundamental.
A valorização dos professores, um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de processos educativos de qualidade, está seriamente negligenciada pela política educacional municipal. A mudança da denominação Educador Infantil para Professor de Educação Infantil, e não a unificação da carreira de Professor Municipal, constitui-se em flagrante desrespeito aos direitos dos professores e das crianças, uma vez que as consequências da total ausência de valorização e reconhecimento profissional repercutem diretamente na qualidade da educação ofertada a elas. Para mencionar apenas um exemplo de consequências desse tipo de medida, destaca-se a tendência à alta rotatividade de professores. Ainda que esses profissionais se identifiquem com essa etapa da educação, são levados a atuarem em outras funções que lhes confiram um maior reconhecimento social e econômico. Essa situação desfavorece o fortalecimento de uma cultura profissional e a consolidação de projetos pedagógicos consistentes para essa faixa etária.
O direito dos professores ao respeito, à dignidade e ao reconhecimento da importância de seu trabalho, do ponto de vista simbólico e material, são fatores que repercutem positivamente no desenvolvimento de projetos pedagógicos de qualidade. É isto que desejam e a que tem direito a população de Belo Horizonte, especialmente as crianças de 0 a 6 anos de idade.
Diante do exposto, solicitamos aos órgãos competentes, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que tomem as devidas providências para fazer valer esse direito,
sábado, 24 de março de 2012
CEALE Debate: Alfabetização na Educação Infantil
Ceale retoma ciclo de conferências
No dia 27 de março, terça-feira, será retomada a programação do ciclo anual de conferências do Ceale. A primeira conferência do Ceale Debate terá como convidada a professora da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem Ana Carolina Perrusi. O debate terá início às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG.
Na palestra Alfabetização na Educação Infantil: o que isso significa na prática pedagógica?, a pesquisadora analisará diferentes práticas de alfabetização no segmento da Educação Infantil e discutirá as concepções de leitura e escrita subjacentes a cada metodologia, refletindo sobre possíveis impactos para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita das crianças. Além disso, Ana Carolina Perrusi indicará algumas práticas de alfabetização adequadas para crianças menores de seis anos. “Reafirmaremos que aprender a ler e a escrever implica um longo processo, que pode e deve ser iniciado na Educação Infantil com atividades que respeitem os interesses e necessidades das crianças”, adianta a pesquisadora.
As conferências do Ceale Debate são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário se inscrever para participar.
Para mais informações, ligue (31) 3409-5334 ou envie email para jornalismoceale@fae.ufmg.br
No dia 27 de março, terça-feira, será retomada a programação do ciclo anual de conferências do Ceale. A primeira conferência do Ceale Debate terá como convidada a professora da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem Ana Carolina Perrusi. O debate terá início às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG.
Na palestra Alfabetização na Educação Infantil: o que isso significa na prática pedagógica?, a pesquisadora analisará diferentes práticas de alfabetização no segmento da Educação Infantil e discutirá as concepções de leitura e escrita subjacentes a cada metodologia, refletindo sobre possíveis impactos para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita das crianças. Além disso, Ana Carolina Perrusi indicará algumas práticas de alfabetização adequadas para crianças menores de seis anos. “Reafirmaremos que aprender a ler e a escrever implica um longo processo, que pode e deve ser iniciado na Educação Infantil com atividades que respeitem os interesses e necessidades das crianças”, adianta a pesquisadora.
As conferências do Ceale Debate são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário se inscrever para participar.
Para mais informações, ligue (31) 3409-5334 ou envie email para jornalismoceale@fae.ufmg.br
terça-feira, 20 de março de 2012
Recado para disciplina Didática E I: Problema com o texto Infancia
Olás, parece que realmente ocorreu um problema na hora de escanear o texto infancia como construção social, vou verificar se no xerox ocorreu o mesmo, então vou pedir para refazer o serviço. Darei retorno em breve, abrços
segunda-feira, 19 de março de 2012
A infância nos comerciais
No final do blog voce encontra alguns comerciais que tem a criança como tema. Todos eles já rodaram aqui no blog mas vale a pena ver de novo. Para ver e refletir... abraço Rogerio.
sábado, 17 de março de 2012
RECADO PARA A TURMA DE DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL UFMG
Olás,
já postei o texto da nossa proxima aula, o texto chama-se A infancia como construção social, de Manuel Sarmento e Manuel Pinto. Esta junto com a bibliografia no inicio da página. um abrçao Rogerio
já postei o texto da nossa proxima aula, o texto chama-se A infancia como construção social, de Manuel Sarmento e Manuel Pinto. Esta junto com a bibliografia no inicio da página. um abrçao Rogerio
terça-feira, 6 de março de 2012
quinta-feira, 1 de março de 2012
"Na cidade, com crianças: uma etno-grafia espacializada" Samy Lanski.
Samy Lansky Defendeu no ultimo dia 29 de fevereiro na Faculdade de Educação sua Tese de doutorado intitulada: "Na cidade, com crianças: uma etno-grafia espacializada". Em breve, com a autorização do autor estaremos disponilizando seu trabalho .
Por enquanto ficamos com um de seus textos apresentados no XI Congresso Luso Afro- Brasileiro de Ciencias Sociais, ocorrido no ano passado em Salvador que já trazia alguns dos dados coletados no campo. Tendo como título DESIGUALDADE, SEGREGAÇÃO E JOGO trata do seu estudo realizado em uma das praças tradicionais de Belo Horizonte (Barragem de Santa Lucia) na confluencia de bairros de classe média e de um enorme aglomerado de grupos populares. Ele traz na introdução do seu texto:
"Ao abordar as formas como as pessoas circulam e usam os espaços da cidade procuro,
através da etnografia com crianças nos arredores de um parque público de Belo
Horizonte, formas de conhecer, perceber e mapear o urbano, na perspectiva dos sujeitos".
Para o texto completo deste artigo clique logo abaixo:
DESIGUALDADE, SEGREGAÇÃO E JOGO
abraços
Por enquanto ficamos com um de seus textos apresentados no XI Congresso Luso Afro- Brasileiro de Ciencias Sociais, ocorrido no ano passado em Salvador que já trazia alguns dos dados coletados no campo. Tendo como título DESIGUALDADE, SEGREGAÇÃO E JOGO trata do seu estudo realizado em uma das praças tradicionais de Belo Horizonte (Barragem de Santa Lucia) na confluencia de bairros de classe média e de um enorme aglomerado de grupos populares. Ele traz na introdução do seu texto:
"Ao abordar as formas como as pessoas circulam e usam os espaços da cidade procuro,
através da etnografia com crianças nos arredores de um parque público de Belo
Horizonte, formas de conhecer, perceber e mapear o urbano, na perspectiva dos sujeitos".
Para o texto completo deste artigo clique logo abaixo:
DESIGUALDADE, SEGREGAÇÃO E JOGO
abraços
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
NOVAS POSTAGENS EM 2012
Olá, voltando de férias mesmo antes do carnaval para anunciar que neste ano teremos algumas mudanças. em breve... um abraço Rogerio
REVISTA POIESIS DEDICA NUMERO A INFANCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS
BY Angela Nunes, antr-infancia
Vol. 4, No 8 (2011) da revista POIESIS é dedicado à Infância e às Crianças em diferentes contextos sociais e culturais. POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UNISUL. Os artigos podem ser acessados e baixados pela internet no endereço abaixo.
PRINCIPAIS ARTIGOS:
-O corpo e a ação social de bebês na creche- Angela Maria Scalabrin Coutinho
-Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
Manuela Ferreira
- Simply child’s play? Reconfiguring child-adult relations in a leisure place for children- Caterina Satta.
- A Representação da Infância nos media Moçambicanos -Boaventura Eugénio Monjane.
- A Sociedade das Crianças A’uwe – Xavante: revisitando um estudo antropológico sobre a infância - Angela Nunes
PARA TER ACESSO AOS OUTROS ARTIGOS CLIQUE ABAIXO OU DIGITE O ENDEREÇO:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis
UM ABRAÇO,
Vol. 4, No 8 (2011) da revista POIESIS é dedicado à Infância e às Crianças em diferentes contextos sociais e culturais. POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UNISUL. Os artigos podem ser acessados e baixados pela internet no endereço abaixo.
PRINCIPAIS ARTIGOS:
-O corpo e a ação social de bebês na creche- Angela Maria Scalabrin Coutinho
-Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
Manuela Ferreira
- Simply child’s play? Reconfiguring child-adult relations in a leisure place for children- Caterina Satta.
- A Representação da Infância nos media Moçambicanos -Boaventura Eugénio Monjane.
- A Sociedade das Crianças A’uwe – Xavante: revisitando um estudo antropológico sobre a infância - Angela Nunes
PARA TER ACESSO AOS OUTROS ARTIGOS CLIQUE ABAIXO OU DIGITE O ENDEREÇO:
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis
UM ABRAÇO,
sábado, 7 de janeiro de 2012
CURSO INTENSIVO DE FÉRIAS 2012: módulo "MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
PROFA LILIA ROSA - educadora com doutorado em música e livros publicados
Trata-se de um curso de capacitação de educadores que tem como objetivos: sensibilizar, conscientizar e preparar o professor para a prática pedagógico-musical em sala de aula, ou ainda, apresentar o processo de musicalização com crianças de 3 a 6 anos de idade e bebês por meio de técnicas próprias. As aulas são práticas, contemplando a troca de idéias e experiências entre os participantes, além de contar com a presença de educadores convidados e a colaboração do professor Michel Scheir (tutor) nas atividades online complementares (subsídios teóricos).
O Curso possui a duração de 28h/a, com emissão de Certificado de Participação àquele que frequentar todos os encontros e participar de pelo menos TRÊS atividades online dentre as 4 apresentadas.
Quando: JANEIRO – SÁBADOS E DOMINGOS
Horário: 9h às 12 e 13h30 às 16h30
VALOR DA HORA/AULA: R$ 30,00
CURSO – INVESTIMENTO: R$ 720,00 (24h/a)
PAGTO: DUAS PARCELAS IGUAIS DE R$ 360,00
cursosliliarosa@hotmail.com
Trata-se de um curso de capacitação de educadores que tem como objetivos: sensibilizar, conscientizar e preparar o professor para a prática pedagógico-musical em sala de aula, ou ainda, apresentar o processo de musicalização com crianças de 3 a 6 anos de idade e bebês por meio de técnicas próprias. As aulas são práticas, contemplando a troca de idéias e experiências entre os participantes, além de contar com a presença de educadores convidados e a colaboração do professor Michel Scheir (tutor) nas atividades online complementares (subsídios teóricos).
O Curso possui a duração de 28h/a, com emissão de Certificado de Participação àquele que frequentar todos os encontros e participar de pelo menos TRÊS atividades online dentre as 4 apresentadas.
Quando: JANEIRO – SÁBADOS E DOMINGOS
Horário: 9h às 12 e 13h30 às 16h30
VALOR DA HORA/AULA: R$ 30,00
CURSO – INVESTIMENTO: R$ 720,00 (24h/a)
PAGTO: DUAS PARCELAS IGUAIS DE R$ 360,00
cursosliliarosa@hotmail.com
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