UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

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territorio do brincar

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PALESTRA NO NEPEI DISCUTE A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

O Núcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI convida para a palestra:

Tensões contemporâneas no processo de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Um estudo de caso.

Professora Vanessa Ferraz de Almeida Neves


23 de maio de 2011, às 9h

Local: Sala de Teleconferências, FaE - UFMG


Baseado em sua pesquisa de doutorado, destacamos um artigo escrito pela autora em conjunto com suas orientadoras Maria Cristina Gouvea e Maria Lucia Castanheira. Veja rapidamente um trecho do resumo:

"No contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos, o artigo relata como foi vivida, por um grupo de crianças, a transição de uma escola de educação infantil para uma de ensino fundamental em Belo Horizonte.
O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem interpretativa da sociologia da infância e na etnografia interacional. Verificou-se que as práticas educativas que assumiram centralidade na educação infantil e no ensino fundamental se estruturavam em torno da brincadeira e do letramento, mas situadas diferencialmente nos dois segmentos. Na escola de educação infantil, a centralidade do brincar esteve presente na organização das rotinas institucionais.

No entanto, tendo em vista sua condição de sujeitos inseridos em uma cultura grafocêntrica, as crianças voltaram-se para a apropriação da língua escrita, engajando-se individual e coletivamente em diversos eventos de letramento. (...) Argumentamos que a falta de diálogo presente na organização do sistema educacional brasileiro em relação aos dois primeiros níveis
da educação básica se refletiu no processo de desencontros vivenciados
pelas crianças pesquisadas. Nesse sentido, a investigação, ao ter como foco o registro da experiência infantil, evidenciou a necessidade de uma maior integração entre o brincar e o letramento nas práticas pedagógicas da educação infantil e do ensino fundamental, ambas dimensões centrais da cultura infantil contemporânea".
LEIA O ARTIGO NA INTEGRA CLICANDO AQUI.

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