PARA UMA ANTROPOLOGIA DA INFÂNCIA E CRIANÇAS.
DIVERSIDADE DO TRABALHO ETNOGRÁFICO E A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO
UNIVERSIDADE DE LIEGE, BELGICA
COORDENDADORES: Élodie RAZY, Charles-Édouard DE SUREMAIN, Véronique PACHE
Durante décadas, a infância e as crianças foram consideradas como um "pequeno sujeito" (Lallemand & Le Moal 1981). É, assim, justifica-se perguntar: "onde tem ido todos os bebês?" (Gottlieb 2000) ou: 'por que não antropólogos como crianças? "(Hirschfeld, 2003). Considerando que os centros de investigação interdisciplinar e redes, estudos culturais, cursos, projetos e reuniões sobre o tema se multiplicam, propomos uma visão crítica de contas antropológico sobre a infância e as crianças. A conferência irá apresentar como este campo desenvolvido em ciências sociais e humanas de acordo com diferentes tradições académicas.
Os trabalhos devem questionar a ligação entre a construção social e simbólica da infância e da construção da "criança-ator": como é a criança em forma e como se constroem em si, qual é a sua posição na sociedade e como pode sua voz ser tidas em conta ?
O envio dos documentos de proposta (em Inglês ou Francês) pela 31 de maio de 2010: 250 palavras (título e 5 palavras-chave incluídas).
contatos: ConfAnthropoChildren2011@hotmail.fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários sobre o blog!