domingo, 18 de dezembro de 2011

Série Os museus e as crianças: Museu de los Niños de Buenos Aires





Olá,
Nesta postagem, iniciamos uma série que tratará da apresentação de museus pelo mundo que buscam uma forma mais interativa entre o publico e as obras, muitos deles tendo as próprias crianças como publico potencial. Este é o caso do Museu de los niños de Buenos Aires.

O que mais me chamou a atenção ao visitar este museu foi a forma intensa como as crianças e os adultos (neste caso seus pais) interagiam com os espaços: de supermercados a hospitais, estúdio de televisão e rádio, rede de tratamento da água, parlamento e tantos outros. O Museu possui várias empresas parceiras dentre elas a Nextell, a Coca-cola, o jornal Clarin.


Num mundo em que adultos e crianças encontram-se separados, onde a criança apreende apenas algumas de suas dimensões (a agua que chega através da torneira, o leite de caixinha, as imagens da TV) o museu apresenta a possibilidade das crianças conhecerem e viverem a cidade sob outros pontos de vista.


Ficou muito forte pra mim o quanto este projeto considera que a aprendizagem se dá através da participação na realização das atividades, do viver a experiencia através do encontro entre gerações e do jogo.

Veja abaixo o texto de apresentação do Museu.

"O Museu de los niños de Abasto é um museu interativo que recria um espaço da cidade onde as crianças podem fingir ser um pedreiro, médico, fotógrafo, capitão, marinheiro, bancário, cozinheiro, locutor, jornalista, enfermeira, atriz, mãe e pai , e muito mais!



O museu oferece um espaço rico, alternativa que integra reunião jogo, movimento, percepção, compreensão e expressão, estimulando a curiosidade, o interesse no conhecimento e na imaginação de uma transformação de perspectiva.
Com base na Declaração dos Direitos da Criança, é projetado para encorajar cada criança a desenvolver seu próprio potencial, "aprender fazendo" e "brincar e se divertir aprendendo" são para nós conceitos fundamentais.



O museu é dedicado a crianças até aos 12 anos, suas famílias, educadores, e através de toda a comunidade. E para as crianças até 3 anos, existem dois quartos especialmente concebidos para estimular a sua actividade.



Ele também tem uma sala de exposições e um auditório onde são realizados shows, exibições de filmes, palestras, apresentações de livros e eventos diversos.

Visitas escolares: Museu das Crianças recebe anualmente um grande número de escolas e jardins da Capital Federal, Buenos Aires e em todo o país.

Você se encontra no Museu: é uma alternativa para festas de aniversário, curtindo momentos maravilhosos com amigos no Museu da Criança.



Museu das Crianças é uma fundação sem fins lucrativos. Abriu em 20 de abril de 1999, na cidade de Buenos Aires. Em 18 de outubro de 2006 foi inaugurado o Museu da Criança Alto Rosario, localizada no Alto de compras Rosario".

Mais informações: info@museoabasto.org.ar

Lançamento de livros no X Congresso de Antropologia Social Buenos Aires, Argentina

Na semana passada, dois livros relacionados a infância foram lançados no X Congresso Argentino de Antropologia Social realizado em Buenos Aires. Acompanhe os novos títulos:

"Discusiones sobre infancia y juventud. Niños y jóvenes dentro y fuera de la escuela".
Graciela Batallán y María Rosa Neufeld (compiladoras). Biblos, 2011.

Esta obra presenta una selección de los trabajos presentados en el XI Simposio Interamericano de Investigación Etnográfica en Educación, realizado en la Facultad de Filosofía de la UBA (2006).

"La interculturalidad en debate. Experiencias formativas y procesos de identificación en niños indígenas y migrantes". Gabriela Novaro (compiladora)

Este libro compila los avances de uno de los equipos que integran el Programa de Antropología y Educación de la Facultad de Filosofía y Letras –UBA. Considerando las temáticas abordadas en la obra y en general en el campo de la antropología y la educación se ha invitado a su presentación a una especialista en investigación lingüística en contextos interculturales (Leonor Acuña) y otra especialista en investigación en educación intercultural (Sofia Thisted)

CONVITE PARA PUBLICAÇÃO NOVA REVISTA SOBRE JOGO E VIDA COTIDIANA ARGENTINA

Estimados colegas,
Los invitamos a enviar sus contribuciones a Lúdicamente, una revista de investigación sobre juego desde las ciencias sociales.
Lúdicamente es una publicación electrónica con una periodicidad semestral que participa de los criterios del Sistema de Acceso Abierto y se encuentra alojada en el Portal de Publicaciones Científicas y Técnicas del CAICYT-CONICET. Se trata de una revista sobre el juego abordado desde múltiples perspectivas y disciplinas. El objetivo de la revista es crear un espacio de encuentro y difusión de diferentes tipos de investigaciones, artículos y reflexiones sobre la temática del juego en relación con los espacios, los tiempos y las prácticas existentes, pasadas o posibles.
Nuestro objetivo, es también, crear un espacio de intercambio y publicación de producciones de diferentes instituciones, países o regiones para que construyamos, a lo largo de las publicaciones un diálogo disciplinar, analítico, metodológico y teórico. El lanzamiento de la revista apunta, claramente, a la construcción de un espacio hoy inexistente para organizar y sistematizar investigaciones sobre juego que hoy no encuentran lugar de publicación en nuestro país.

Convocatoria abierta a contribuciones para el N°1 “Juego y vida cotidiana”, hasta el 29 de febrero de 2012.

Instrucciones a los autores en http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/ludicamente/about/submissions#onlineSubmissions

Se encuentran en la página las dos convocatorias vigentes. Para cualquier consulta o duda no duden en consultar la página www.ludicamente.com.ar y enviarnos un mail desde alli.

Directoras: Dra. Noelia Enriz y Dra. Carolina Duek
Comité editor: Pablo Alabarces, Samuel Martínez López, Ronaldo Helal, Angela Nunes y Jacques Ramirez.